link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
O ESTADO DE DIREITO E A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: CENTRO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DE VIOLÊNCIA E SAÚDE JORGE CARELI (CLAVES)

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O ESTADO DE DIREITO E A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Foi realizado um estudo exploratório que usou abordagens quantitativa e qualitativa para investigar em que medida a violência impede a garantia dos direitos dos idosos.
ABORDAGEM QUANTITATIVA
Esta abordagem foi feita a partir de dois enfoques: (1) por meio de um levantamento dos dados de atendimento de instituições de defesa e proteção do idoso e (2) a partir de informações coletadas junto aos próprios idosos da comunidade estudada.
Para investigar as situações sobre as quais os idosos mais se queixam e pelas quais buscam os serviços de proteção, foi feito o levantamento dos dados de duas das principais instituições de proteção ao idoso: a Delegacia do Idoso, que pertence à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, e o Núcleo Especializado de Atendimento à Pessoa Idosa/NEAPI, que faz parte da Defensoria Pública.
As informações coletadas corresponderam ao atendimento realizado nestas duas instituições no ano de 2004, circunscrito à cidade do Rio de Janeiro. Ao todo foram identificados 898 registros de atendimentos, sendo 135 do NEAPI e 763 registros de ocorrências na Delegacia do Idoso.
Para a coleta das informações foi construído um questionário com questões fechadas e abertas, que foram posteriormente categorizadas, versando sobre: (1) caracterização da denúncia – evento gerador da denúncia; data do fato e da sua comunicação e quem foi o denunciante; (2) caracterização do fato e da vítima – local de ocorrência do evento; número de vítimas envolvidas; sexo, idade, cor, escolaridade e bairro de residência da vítima; (3) caracterização do autor – quanto ao sexo, idade, vínculo com a vítima, bairro de residência e se reside no mesmo endereço da vítima; (4) dinâmica do evento e medidas cautelares – qual foi o encaminhamento dado à denúncia.
Realizou-se um pré-teste deste instrumento para melhor ajustá-lo às informações que haviam nos documentos oficiais (anexo 1). O tempo médio para a coleta destes dados foi de aproximadamente três meses.
Para a coleta de informações junto aos idosos da comunidade onde se realizou o estudo foi elaborado um questionário com 62 questões fechadas e abertas. Nele, constam perguntas relacionadas à vida social e econômica do idoso; seus relacionamentos sociais; segurança e violência; quedas e questões relacionadas à qualidade de vida.
Neste questionário foram incluídas três escalas padronizadas: a de Apoio Social; o Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde - WHOQOL em sua versão abreviada, e a Escala de Avaliação das Atividades Instrumentais da Vida Diária/AIVD de Lawton.
Conceitualmente, apoio social corresponde aos recursos disponibilizados pelas pessoas em favor de alguém nas situações de necessidade (Due et al, 1999). Pode desempenhar um papel mediador contribuindo para manter a saúde das pessoas e permitindo que elas lidem melhor com as perdas e problemas do dia-a-dia. Pessoas socialmente mais integradas costumam apresentar menos doenças e ter melhor prognóstico quando adoecem.
Para sua análise é importante considerar a percepção do indivíduo sobre o apoio que afirma ter. Broadhead et al (apud Griep, 2003a) afirmam que os bons efeitos da integração social podem ser reconhecidos na sensação de bem-estar psicológico, que se relacionam com o aumento da satisfação com a vida, a auto-estima e a diminuição de sintomas, como a ansiedade, por exemplo.
Estudos sugerem associação inversa entre nível de apoio social e ocorrência de sofrimento psíquico, distúrbios psiquiátricos, problemas nervosos e insônia, e consumo de substâncias como cigarro e álcool, dentre outros problemas de saúde (Holahan & Moos, 1981; Frydman, 1981; Hanson & Östergren, 1987; Krantz & Östergren, 2000; Shirom & Westman, 1985).
A Escala de Apoio Social desenvolvida por Sherbourne e Stewart apud Chor et al (2001) possui 19 itens relativos ao apoio social e 5 de rede social. Neste trabalho, apenas os itens referentes ao apoio social

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2005

Ano do fim do projeto: 2006

Coordenador: EDINILSA RAMOS DE SOUZA

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.