link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
ANÁLISE PALINOLÓGICA DE SEDIMENTOS LACUSTRES QUATERNÁRIOS DAS LAGOAS QUARI, SÃO VITRO, SÃO RAIMUNDO NONATO, PI, VISANDO A RECONSTRUÇÃO PALEOAMBIENTAL REGIONAL

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Grupo: ECOLOGIA E SAÚDE DE ECOSSISTEMAS

Subárea de Conhecimento: Saúde Pública

Descrição do projeto:
Este projeto tem como objetivo principal contribuir para o conhecimento da dinâmica da vegetação na região sudeste do Piauí, através da aplicação de análises palinológicas de sedimentos lacustres quaternários na região de São Raimundo Nonato - PI.
O Período Quaternário, que abrange, aproximadamente, os últimos dois milhões de anos da história do Planeta Terra, é marcado por freqüentes e intensas alterações do clima global, repercutindo em profundas mudanças da ordem ambiental, refletidas tanto no registro geológico quanto no registro biológico. As informações paleoecológicas, que levam ao conhecimento dos ecossistemas pretéritos, fornecem subsídios à compreensão da evolução ecológica de uma região e de seus limites às mudanças de ordem climática ou por intervenção do homem.
Através da Palinologia, ciência que estuda a morfologia externa dos grãos de pólen, esporos e outros microfósseis (genericamente nomeados de palinomorfos), é possível identificar as variações ambientais ao longo de curtos intervalos de tempo geológico, marcadas no registro fóssil. Para os estudos do Quaternário, diversos autores têm afirmado que a utilização da Palinologia é de grande importância como indicador sensível das mudanças ambientais, sejam de ordem climática ou de qualquer outra natureza (Moore et al., 1991).

SINTESE METODOLÓGICA: Coleta dos sedimentos, Datações dos sedimentos, Descrição sedimentológica dos testemunhos, Tratamento químico das amostras selecionadas segundo metodologia clássica de extração de grãos de pólens de sedimentos quaternários, Análise e interpretação dos dados

RESULTADOS ESPERADOS
• Caracterizar os conteúdos palinológicos preservados nos depósitos lacustres ao longo de perfis estratigráficos coletados. Isto possibilitará aprofundar nossos conhecimentos sobre a vegetação pretérita instalada na região e também sobre as condições ambientais regentes durante o período analisado.
• Avaliar e interpretar através da descrição faciológica de perfil e de seções estratigráficas a variação do conteúdo de palinomorfos associada a diferentes fácies sedimentares, como aspecto relevante à interpretação das mudanças ocorridas na evolução da vegetação;
• Contribuir para o conhecimento do quadro paleoambiental do NE do Brasil, com a elaboração de um cenário florístico regional, integrado à paleoevolução das Lagoas Quari com base nos dados obtidos através das análises palinológicas e faciológicas dos depósitos lacustres quaternários do SE do Piauí.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: SERGIO AUGUSTO DE MIRANDA CHAVES

Participante Interno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 18 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.