link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estimativa da exposição ao amianto (asbestos) em trabalhadores da construção civil do Rio de Janeiro

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: PATOLOGIA CLÍNICA AMBIENTAL E DO TRABALHO

Grupo: AMBIENTE, SAÚDE E CIDADANIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
Objetivo: estimar a prevalência da exposição ao amianto em trabalhadores da indústria da construção civil leve no município - ICCL - do Rio de Janeiro, no ano de 2017
Metodologia:
Realizar estudo seccional, com a população fonte aqueles trabalhadores em atividade na ICCL do MRJ. Critérios de inclusão e exclusão:
Amostragem não probabilística
Instrumento de coleta de dados: será elaborado um questionário especifico, com base em um modelo anterior elaborado no Brasil e na descrição do processo de trabalho na ICCL. Será também utilizado como instrumento complementar uma pequena coleção de fotos de produtos intermediários e finais contendo amianto para identificação ou não pelo trabalhador. O questionário e as fotos serão apresentados em meio eletrônico, usando-se smartphones para o registro dos dados e apresentação das fotos e o software EPIINFO. Os dados serão analisados através do próprio EPIINFO e do SPSS.
Os resultados serão apresentados como frequências de exposição positiva ou negativa ao amianto simples e segundo atributos individuais e coletivos: idade, sexo, cor, residência, tempo de exercício profissional, especialização profissional, duração da jornada de trabalho, concordância entre a informação sobre exposição obtida através do questionário e aquela obtida com o recurso às fotografias, uso ou não de equipamento de proteção individual, treinamento abordando ou nao o risco do material amianto.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2016

Ano do fim do projeto: 2018

Coordenador: JOSÉ FRANCISCO PEDRA MARTINS

Participante Interno:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.