link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
REDE BRASILEIRA DE HABITAÇÃO SAUDÁVEL: ESTRATÉGIA SÓCIO-AMBIENTAL DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: HABITAÇÃO E SAÚDE

Grupo: DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: 6.04.02.00-8

Descrição do projeto:
Nesta monografia é descrito o processo de criação da Rede Brasileira de Habitação Saudável, como uma estratégia sócio-ambiental, multidisciplinar e intersetorial criada com o propósito de identificar, avaliar e manejar a problemática da habitação saudável no nível local, tendo a participação comunitária a sua grande aliada, ampliando o sentido e os valores da cidadania como base de um processo crescente de melhoria da qualidade de vida.
Portanto, a essência desta monografia tem por objetivo apresentar uma análise situacional da Rede Brasileira de Habitação Saudável e de seus projetos, que surgem como uma nova forma de se repensar a realidade habitacional e sanitária do país.
A metodologia utilizada foi a de descrição, inicialmente da relação entre “Habitação” e “Saúde”, repensando o lugar de interseção de ambos os campos dentro da Saúde Pública. Este lugar seria o da Promoção da Saúde, que é uma estratégia multidisciplinar e intersetorial. Assim, pensando na construção de políticas públicas saudáveis, passo a passo vai se construindo e tomando corpo a Rede Brasileira de Habitação Saudável, uma iniciativa que parte da Saúde Pública e congregou outras iniciativas sócio-ambientais, como forma de multiplicação de projetos sociais e de construção de uma sociedade saudável, solidária e decidida a diminuir as desigualdades sociais.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2002

Ano do fim do projeto: 2017

Coordenador: SIMONE CYNAMON COHEN

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.