link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Esquistossomose na localidade de Carne de Vaca, Município de Goiana, PE: Análise Espacial do Padrão de Contato com Água

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA

Linha: EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

Grupo: ANÁLISE DE DETERMINANTES SOCIAIS E BIOLÓGICOS DE ENDEMIAS

Subárea de Conhecimento: 4.00.00.00-1

Descrição do projeto:
Este projeto como objetivo descrever aspectos epidemiológicos da esquistossomose mansônica na localidade de Carne de Vaca, Município de Goiana, PE e analisar a distribuição espacial da endemia, levando-se em consideração o padrão de contato com águas pela população. Serão aplicados questionários com perguntas fechadas a dois moradores de cada residência do universo de domicílios de Carne de Vaca para demonstrar o padrão de contato com águas naturais. A malha digital georreferenciada será digitalizada com base no croqui da localidade, localizando residências e coleções de água, além dos focos de caramujos. Os dados epidemiológicos serão georreferenciados levando-se em conta as coordenadas das residências. A análise será feita no programa TerraView. Pautado nos resultados dos questionários, construiremos um índice que represente o grau de contato com água. Construiremos um Sistema de Informações Geográficas com as seguintes camadas: kernel da carga parasitária, dos casos, do grau de contato com água, localização dos focos de caramujos, localização das coleções de água. As camadas serão analisadas em busca de padrões que auxiliem na discussão epidemiológica.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: REINALDO SOUZA DOS SANTOS

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.