link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Análise Espacial e epidemiologia da malária em populações indígenas de Rondônia

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: DETERMINAÇÃO E CONTROLE DE ENDEMIAS

Grupo: ANÁLISE DE DETERMINANTES SOCIAIS E BIOLÓGICOS DE ENDEMIAS

Subárea de Conhecimento: Saúde Pública

Descrição do projeto:
Este projeto, além de se propor a efetuar uma análise epidemiológica baseada em geoprocessamento, está voltado para discussão de procedimentos que permitam utilizar métodos de análise espacial nas ações de prevenção e controle da malária em áreas indígenas, principalmente com a utilização do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária. Serão apresentadas as distribuições da malária por sexo, faixa etária e tipo de malária, sempre estratificadas por aldeias indígenas do período de 2003 a 2005. Pautado nos primeiros resultado e os dados populacionais, será estimado risco. As análises espaciais serão pautadas em análise de dados pontuais georreferenciados. O método escolhido para a investigação do padrão de distribuição dos casos de malária foi a interpolação e alisamento através de um Kernel gaussiano. Serão utilizadas duas formas de alisamento: uma visando estimar a densidade de aldeias positivas, e a outra, a densidade da população existente por aldeia. A primeira dessas medidas permite visualizar a intensidade dos casos; a segunda estima a distribuição da população. A razão das duas consiste em uma medida de risco para a transmissão de malária.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2005

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: REINALDO SOUZA DOS SANTOS

 
Sábado, 14 de Dezembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.