link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estudo longitudinal de intervenção para a gestão e gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde no Estado do Rio de Janeiro

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE

Grupo: AVALIAÇÃO OCUPACIONAL E AMBIENTAL A SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
projeto se enquadra nos esforços que se estão realizando para construção de novas abordagens e tecnologias de proteção à saúde humana e ambiental, assim como para o fomento de estratégias inovadoras de adesão à Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o reconhecimento da importância desse movimento para ações integradas e articuladas da saúde com as demais políticas públicas. Nesse contexto, por meio de estudo longitudinal e descritivo de intervenção objetiva-se avaliar os efeitos da aplicação de tecnologia de avaliação da gestão e gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) em estabelecimento público federal situado no Estado do Rio de Janeiro. Para execução do projeto se utilizará da formação, em situação de trabalho, de atores envolvidos direta e indiretamente na gestão de RSS, de modo que esses atores possam se apropriar da tecnologia “Health-Care Waste Management - Rapid Assessment Tool” “HCWM-RAT Versão Brasileira” de avaliação para gestão, que é produto de PD&I. Dessa forma, buscar-se contribuir para a inovação na forma como as avaliações são conduzidas no campo da gestão ambiental no âmbito da saúde, e a construção de indicadores que possibilitem a prática do monitoramento e avaliação (M&A) nesse segmento. Parte-se da premissa que o produto de pesquisa terá aplicabilidade prática, bem como favorecerá o uso da evidência científica na tomada de decisão gerencial e política. Dessa maneira, se reforçam as estratégias de Saúde Pública, com ênfase na saúde ambiental e do Trabalhador através de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia sistematizada e estruturada em método rápido de avaliação para levantamento de dados quantitativos e fatores de contexto, indispensáveis à adoção de políticas de educação, segurança e controle. O desenvolvimento de um programa de conscientização e difusão para garantir o conhecimento por todo o Estado do Rio de Janeiro de práticas de melhoria contínua, de políticas, normas e regulamentações para a área, além do uso de evidência científica para o subsídio à tomada de decisão, são resultados esperados deste projeto.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2014

Ano do fim do projeto: 2018

Coordenador: ALDO PACHECO FERREIRA

Participante Interno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.