link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Educação em Saúde Ambiental: uma proposta transformadora em unidades escolares do Município de Cabo Frio/RJ

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL - PSP

Grupo: AMBIENTE, SAÚDE E CIDADANIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
A proposta educativa que inspira este trabalho é contribuir para a formação de sujeitos pensantes e críticos, sendo multiplicadores construtivos para a transformação da população. A comunidade escolar é essencial para a mudança global, a concretização de uma educação transformadora e a comunicação da mesma com a sociedade em geral, contribui para a disseminação de informações e a formação de novas atitudes.
O conceito aqui contemplado é a de Educação em Saúde Ambiental, aplicado no ensino formal visando fomentar a participação da comunidade escolar e a mobilizaçãoo social na cultura da sustentabilidade.
Busca-se sensibilizar e orientar os alunos e professores das escolas municipais de Cabo Frio/RJ sobre a Educação em Saúde Ambiental, visando o aprendizado vivencial.
A metodologia utilizada é a descritiva e em relação aos fins foi um estudo de caso, no qual utiliza-se a leitura e análise de livros, documentos, elaboração, aplicação de questionários, observação participante e análise de conteúdo dos relatos obtidos no contexto escolar de três unidades escolares do município.
Projeto para a monografia da aluna e orientanda Ana Lívia Bosi Ramos dos Santosde Márcia Moisés no Curso de Especialização em Promoção de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis da ENSP/FIOCRUZ de 2012.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: MÁRCIA MOISÉS

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.