link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Modelagem de dados complexos em epidemiologia

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: MODELAGEM EM SAÚDE E AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
Descrição: Na área da saúde, especialmente na epidemiologia, o desenvolvimento de novas técnicas no campo da estatística vem dando um impulso substancial à pesquisa, permitindo a modelagem de problemas cada vez mais complexos, com crescente flexibilidade. Entre as questões que vêm merecendo particular atenção duas se destacam: a análise do efeito contextual sobre o indivíduo, seja este o local de residência ou de assistência médica, e as múltiplas medidas e respostas individuais. No tratamento destas questões os denominados modelos de efeitos aleatórios ou hierárquicos trazem perspectivas inovadoras para a análise deste tipo de problema. Entretanto, o tempo entre o desenvolvimento destas técnicas na área de estatística e sua aplicação na pesquisa em saúde ainda é grande. Neste projeto pretendemos aproximar o desenvolvimento metodológico da aplicação em epidemiologia, pois é nesta área aplicada, que lida com problemas de grande complexidade, onde são mais necessárias estas técnicas.Ao final deste estudo esperamos ter possibilitado a incorporação de técnicas estatísticas modernas aos estudos epidemiológicos, disseminando seu uso, através de artigos voltados para estes pesquisadores e da cooperação direta com várias pesquisas em andamento.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2003

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: MARILIA SÁ CARVALHO

Editais
Links para Agências
 
Terça, 16 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.