link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
AVALIAÇÃO DO EFEITO DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL EM HIGIENE DO SONO EM JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE E TRABALHO

Grupo: TRABALHO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O Ciclo vigília-sono é um ritmo biológico de alta plasticidade influenciado por fatores fisiológicos e ambientais. A rotina dos jovens inclui horas de estudo, atividades extracurriculares, e períodos de lazer, que podem se estender pelas horas propícias para o sono. Esses fatores podem acarretar na redução do sono e da capacidade cognitiva, além de trazer malefícios à saúde.
Através de um programa educacional sobre a higiene do sono, a equipe visa instruir e conscientizar os jovens e seus familiares sobre a importância do ciclo vigília- sono para a saúde e o bem estar. Os jovens, estudantes do Ensino Médio de uma escola politécnica, serão avaliados por meios objetivos (uso de actímetro) e subjetivos (Protocolo diário de atividades, Escala de Sonolência de Karolinska) em três períodos: antes, imediatamente após e num período de três meses da aplicação do programa educacional, que será dividido em cinco encontros, ao longo de um mês. Os resultados esperados deste estudo são uma melhora da duração e da qualidade do sono, assim como a redução da sonolência diurna, além da conscientização dos jovens sobre a importância de se manter uma boa higiene do sono.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2015

Coordenador: LILIANE REIS TEIXEIRA

Participante Externo:

Participante Aluno:

Participante Bolsista:

 
Quarta, 24 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.