link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Efetividade e Custo-Efetividade do Adiamento da Fase Final da Doença Renal Crônica

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Ciência da Saúde

Descrição do projeto:
A doença renal crônica (DRC) geralmente ocorre como complicação da hipertensão arterial crônica ou do diabetes mellitus. O crescimento alarmante do número de indivíduos que necessitam de terapia renal substitutiva (TRS) tem chamado a atenção de autoridades que tratam da saúde.
No Brasil, a TRS significa em geral procedimentos de hemodiálise; os procedimentos de diálise peritoneal e transplante renal são muito pouco utilizados.
A característica progressiva da DRC e sua evolução para a fase terminal aumentam em muito os custos com a saúde. O gasto anual com terapia renal substitutiva no Brasil situa-se ao redor de 1,5 bilhões de reais/ano, sendo os gastos com hemodiálise superiores a 1 bilhão de reais.
As diretrizes clínicas adotadas nesse projeto para o adiamento da fase final da DRC são baseadas em evidências e objetivam adiar a progressão da DRC, através do acompanhamento precoce dos pacientes, no sentido de melhorar a qualidade de vida, evitar as complicações de uremia, retardar a progressão natural da doença e finalmente iniciar a TRS de maneira eletiva.
Objetivos Gerais
Avaliar a efetividade dos procedimentos para o adiamento da progressão da doença renal crônica (tratamento conservador), em população do município do Rio de Janeiro, em ambulatório especializado, que utiliza protocolo baseado em diretrizes clínicas internacionais, baseadas nas evidências científicas atualmente disponíveis sobre o problema, e estimar a relação custo-efetividade dos referidos procedimentos em comparação com a abordagem clínica tradicional.
Objetivos específicos
Avaliar a efetividade, em nosso meio, dos procedimentos de adiamento da fase final da DRC utilizados, através da análise da evolução dos marcadores biológicos da função renal desses pacientes, com base nos parâmetros/padrões científicos disponíveis;
Efetuar análises de sobrevivência dos pacientes atendidos nas alternativas pré-diálise estudadas (adiamento e atenção clínica tradicional) e no 1º ano sob hemodiálise;
Estimar o custo-efetividade dos procedimentos de adiamento em comparação com a abordagem tradicional

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: LETICIA KRAUSS

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.