link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PARA REDUÇÃO DA SONOLÊNCIA ENTRE UNIVERSITÁRIOS TRABALHADORES

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE E TRABALHO

Grupo: TRABALHO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
As oscilações periódicas de variáveis biológicas estão descritas há muitas décadas. A demonstração do caráter endógeno dessas oscilações possibilitou a descoberta de evidências de um sistema de temporização responsável pela periodicidade das mesmas. Entre as variáveis biológicas humanas que oscilam periodicamente está o ciclo vigília-sono (CVS). Uma das principais características do CVS é sua livre expressão, ou seja, é a capacidade de poder se alterar de acordo com as informações provenientes do meio interno e externo. Apesar da expressão do sistema de temporização poder ser modificado pela exposição à luz intensa, não há na literatura estudos de campo com sua utilização para a modificação das características do CVS, com o intuito de reduzir a sonolência de jovens. Estudos prévios têm mostrado que em alguns períodos os jovens sentem-se muito sonolentos durante as aulas, o que pode prejudicar o seu desempenho escolar. A situação agrava-se quando os estudantes trabalham durante o dia e estudam à noite. Este projeto tem como objetivo avaliar e implantar propostas de intervenção para redução da sonolência de jovens. Participarão do estudo universitários trabalhadores de 21 a 24 anos de idade, que estudam durante o período noturno em instituição universitária no município de São Paulo, SP. O estudo experimental será iniciado com a avaliação da sonolência diurna. Em seguida, os jovens trabalhadores que relatarem sonolência excessiva participarão do projeto de intervenção. Inicialmente esses jovens serão expostos à luz intensa. Espera-se que este procedimento seja capaz de diminuir a sonolência durante as aulas, sem interferir nos horários habituais de dormir e acordar dos jovens. Para finalizar, serão realizadas oficinas de trabalho sobre cronobiologia e higiene do sono para para discutir e divulgar boas práticas destes assuntos na comunidade universitária.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2014

Coordenador: LILIANE REIS TEIXEIRA

Participante Externo:

Participante Aluno:

Participante Bolsista:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.