link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Rede de atenção às urgências e emergências: avaliação da implantação e desempenho das Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SAÚDE

Grupo: ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A política indutora do Ministério da Saúde para a criação das UPA integradas às redes de urgência e emergência tem nas Secretarias de Estado de Saúde (SES) sua instância de coordenação obrigatória. A participação dos municípios acima de 50.000 habitantes e sua interdependência regional e a complexidade tanto técnica quanto organizacional colocam para as SES um papel na formulação, implantação e articulação técnica e financeira dessas redes. A ausência atual de uma avaliação mais sistemática desse processo e a magnitude da política em curso justificam a proposta desse estudo aque está sendo realizado em sete estados brasileiros que agregam 90% das UPA em
funcionamento.
De caráter multicêntrico, esta pesquisa envolve as seguintes instituições: Faculdade de Medicina da USP, Escola Paulista de Medicina, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. A coordenação geral é do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), ligado à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e o estudo de campo no Rio de Janeiro está sendo coordenado e conduzido pela Ensp/Fiocruz.
O objetivo geral da pesquisa é avaliar os fatores que favorecem e dificultam o desempenho das UPA com foco na resolubilidade, constituição e governança das redes de atenção às urgências e emergências (RUE).

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: LUCIANA DIAS DE LIMA

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Participante Bolsista:

 
Domingo, 17 de Novembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.