link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Mortalidade materna e da morbidade materna near miss relacionados à qualidade da assistência ao parto prestada nas maternidades: revisão sistemática dos fatores de risco e métodos utilizados para sua identificação

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Grupo: VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
A redução da morte e da morbidade maternas permanece como desafio para o Brasil. Seu enfrentamento reveste-se de singular importância, pois se trata de mortes e danos evitáveis, em sua maior parte, para os quais existem tecnologias disponíveis. Vale lembrar que suas conseqüências atingem não só a mulher, mas a família e a sociedade como um todo. É preciso considerar que essa é uma questão complexa, que envolve determinantes de natureza social e pode refletir exclusão da mulher em uma dada sociedade. Assim, o alcance das metas propostas para a redução da morte materna impõe que haja uma coordenação de esforços empreendidos em diversas frentes

O objetivo do projeto é levantar e sintetizar as evidências disponíveis acerca dos fatores de risco para a morte materna, morbidade materna near miss e eventos adversos relacionados à qualidade da atenção ao parto, bem como dos métodos para identificação da morbidade materna severa nas maternidades. A partir dessa síntese espera-se agregar subsídios às discussões e propostas de estratégias de prevenção e correção destes desfechos em nosso meio. Para sintetizar as evidências disponíveis sobre os fatores de risco relacionados à morte materna, morbidade materna near miss e eventos adversos relacionados à qualidade da atenção ao parto - será elaborada uma revisão sistemática de estudos observacionais. Se os dados o permitirem, será posteriormente realizada uma síntese quantitativa (metanálise) dos resultados obtidos.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2010

Ano do fim do projeto: 2011

Coordenador: VERA LUCIA EDAIS PEPE

Participante Interno:

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 18 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.