link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Rede de atenção às urgências e emergências: avaliação da implantação e desempenho das Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SAÚDE

Grupo: ESTADO, PROTEÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A política indutora do Ministério da Saúde para a criação das UPAs integradas às redes de urgência e emergência tem nas Secretarias de Estado de Saúde (SES) sua instância de coordenação obrigatória. A participação dos municípios acima de 50.000 habitantes e sua interdependência regional e a complexidade tanto técnica quanto organizacional colocam para as SES um papel na formulação, implantação e articulação técnica e financeira dessas redes. A ausência atual de uma avaliação mais sistemática desse processo e a magnitude da política em curso justificam a proposta desse estudo que está sendo realizado em sete estados brasileiros que agregam 90% das UPA em
funcionamento no país.O objetivo da pesquisa é a avaliação do desempenho das UPA frente à rede de atenção as urgências.
A pesquisa constitui-se como um estudo multicêntrico, envolvendo as seguintes instituições: Faculdade de Medicina da USP, Escola Paulista de Medicina, Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz)e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A coordenação geral é do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG), vinculado a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, sendo o estudo no estado do Rio de Janeiro coordenado pela Ensp/Fiocruz.
O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e Conass.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: LUCIANA DIAS DE LIMA

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.