link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
EXPOSIÇÃO À VIOLÊNCIA E TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO: VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA

Departamento: DEMQS - DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: SAÚDE MENTAL

Grupo: EPIDEMIOLOGIA PSIQUIÁTRICA

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
Uma das conseqüências da exposição à experiências traumáticas é transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), um transtorno psiquiátrico com forte tendência à cronicidade, comorbidade, significativo comprometimento da qualidade de vida e com um alto custo para os pacientes, suas famílias, seus amigos e a sociedade como um todo. O presente projeto pretende investigar aspectos relacionados com a exposição a eventos potencialmente traumáticos e com o TEPT, tanto na população adulta quanto em populações específicas vulneráveis. O primeiro dos três subprojetos que compõem esta proposta investiga o impacto da exposição a traumas e presença de TEPT na resposta do tratamento da depressão entre idosos. O segundo subprojeto busca estimar o papel dos diferentes tipos de trauma sobre o risco de TEPT, assim como a contribuição dessas experiências na totalidade dos casos desse transtorno no Rio de Janeiro e São Paulo. Por fim, uma investigação será conduzida visando identificar fatores que aumentem a probabilidade de resiliência, isto é, ausência de transtornos mentais entre vítimas de eventos traumáticos

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2015

Coordenador: EVANDRO DA SILVA FREIRE COUTINHO

Participante Externo:

Participante Aluno:

 
Sábado, 23 de Fevereiro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.