link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação do controle de neoplasias de colo de útero em unidade de referência na Baixada Fluminense

Departamento: DEMQS - DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS CRÔNICAS - PSPMA

Grupo: EPIDEMIOLOGIA DO CÂNCER

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
De acordo com os dados do SISCOLO, no período de 2002 a 2004 foram realizados mais de 130.000 citologias no Município de Nova Iguaçu, sendo 763 delas classificadas como lesões precursoras de câncer. Isto significa que a cada ano seriam encaminhadas cerca de 250 mulheres para o Pólo de Patologia Cervical (PPC). Atualmente considera-se a incidência do câncer de colo de útero como um bom indicador de desenvolvimento social. Nesse contexto, a avaliação do atendimento oferecido a esta população é relevante na medida que essa neoplasia continua sendo uma enfermidade prevalente, consituindo um grave problema de saúde pública por sua magnitude, transcendência e vulnerabilidade.
O objetivo geral é avaliar o atendimento oferecido às mulheres com citopatologia cervical alterada, atendidas no PPC do Hospital Geral de Nova Iguaçu. Os objetivos específicos previstos são: identificar as caraterísticas demográficas das mulheres atendidas no PPC; descrever a distribuição das lesões cervicais, assim como das variáveis de história reprodutiva da população em estudo; comparar os resultados do exame citopatológico com a colposcopia e histopatologia; estimar o acesso, a adesão e a resolubilidade do programa desenvolvido no referido PPC.
Em relação à metodologia, está sendo realizado um estudo descritivo objetivando avaliar o atendimento oferecido a mulheres residentes no Município de Nova Iguaçu que fizeram o exame de Papanicolaou na rede pública e apresentaram resultado alterado no período de janeiro de 2002 a julho de 2005, identificadas no SISCOLO.
A análise estatística contempla a comparação entre percentuais e índices observados no estudo e os previstos pelo Programa Nacional de Controle do Cãncer de Colo de Útero como adequados para o nível secundário de atenção.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2005

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: GINA TORRES REGO MONTEIRO

Participante Interno:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.