link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estudo sobre o impacto das queimadas no setor de cana-de-açúcar na saúde respiratória de escolares/alunos do Município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: PATOLOGIA CLÍNICA, AMBIENTAL E DO TRABALHO

Grupo: AMBIENTE, SAÚDE E CIDADANIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A crescente preocupação social com as consequências do modelo de desenvolvimento econômico marcado por um ciclo que, da extração intensiva da matéria-prima ao consumo de bens industrializados, vem deixando marcas predatórias no meio ambiente, tais como a contaminação do solo, a qualidade da água, a contaminação do ar, a destruição da biodiversidade e as alterações do clima. As situações de risco decorrentes desse modelo extrapolam os limites do ambiente produtivo, atingindo não só os trabalhadores, mas a população em geral, principalmente populações vulneráveis.
Este projeto irá analisar o impacto sobre a saúde da população infantil exposta as queimadas do cultivo de cana-de-açúcar, no Município de Campos dos Goitacazes, norte fluminense. A região é reconhecida por ser uma área de grande cultivo de cana-de-açúcar e períodos sazonais de queimadas. Atualmente a agroindústria canavieira da região passa por um processo de recuperação estimulado pelos novos investimentos que têm promovido uma relativa modernização do setor, associado à valorização do preço do álcool.
O projeto tem como objetivo principal analisar a exposição ambiental aos poluentes oriundo de queimadas no cultivo da cana-de-açúcar e sua relação com o adoecimento por doenças respiratórias em crianças na faixa etária entre 06 e 14 anos residente no Município de Campos dos Goitacazes-RJ.
O estudo terá três abordagens: a primeira abordagem será um inquérito populacional para avaliar a presença de asma na população infantil para a faixa etária entre 6-7 anos e 13-14 anos; a segunda abordagem contará com a avaliação de poluentes ambientais oriundos da queima da cana-de-açúcar; e a terceira abordagem será a realização de espirometria em crianças na faixa etária entre 06 e 14 anos.
Os resultados visam fornecer elementos e subsídios para as ações de vigilância em Saúde Ambiental para populações expostas ocupacional e ambientalmente aos particulados produtos de combustão incompleta, provenientes de queimadas do cultivo da cana-de-açúcar.
Palavra-Chave – poluição do ar, queimadas, biomassa, função pulmonar, crianças, asma.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2011

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: HERMANO ALBUQUERQUE DE CASTRO

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sábado, 20 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.