link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Conflituosidade e convergência entre bioética, biotecnociência, biopolítica

Departamento: DCS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ÉTICA APLICADA E BIOÉTICA

Grupo: ÉTICA APLICADA E BIOÉTICA

Subárea de Conhecimento: 7.01.04.00-0

Descrição do projeto:
Analisar os desdobramentos, em termos biopolíticos e de biopoder, de uma concepção de saúde ao mesmo tempo \"minimalista\" e \"maximalista\". \"Minimalista\" em termos de justiça e de efetiva proteção dos sujeitos vulnerados; \"maximalista\" porque tende, cada vez mais a tomar os comportamentos considerados saudáveis uma obrigação moral do cidadão frente aos dispositivos biotécnocientífico e sanitário. Isso implica uma inversão do princípio - inscrito na constituição brasileira - da saúde como \"um direito do cidadão e um dever do estado\" para o entendimento da saúde como um dever do cidadão e um direito da sociedade, garantido pelo estado; ou seja, a emergência de um paradigma sanitário em que a autoresponsabilização dos afetados pelos seus comportamentos, considerados \"não saudáveis\", podem implicar uma desresponsabilização do estado pela assistência aos suscetíveis e vulnerados, reduzindo o amparo dos afetados.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2011

Coordenador: FERMIN ROLAND SCHRAMM

Participante Interno:

 
Quarta, 24 de Abril de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.