link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estudo de diagnóstico ambiental das Comunidades integrantes do Complexo de Manguinhos, Rio de Janeiro.

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL - PSP

Grupo: MICROPOLUENTES AMBIENTAIS

Subárea de Conhecimento: 3.07.04.00-6

Descrição do projeto:
O objetivo deste estudo é realizar um diagnóstico ambiental preliminar das Comunidades integrantes do Complexo de Manguinhos, área esta situada no entorno do Campus da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro. A área determinada para o estudo é composta por 15 favelas perfazendo uma população de 56 mil habitantes compartilhando problemas relacionados a saneamento básico, moradia, desemprego e/ou subemprego, baixo nível de escolaridade e violência (Porto e Pivetta, 2009). Cabe ressaltar que o Complexo de Manguinhos está localizado no entorno da Refinaria de Manguinhos, fonte direta de hidrocarbonetos de petróleo, compostos tóxicos que são normalmente encontrados nos rejeitos produzidos e que atingem diretamente o solo e a água da região do estudo. Os objetivos específicos são caracterizar historicamente região de estudo; analisar a concentração residual dos contaminantes orgânicos (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos – BTEX, hidrocarbonetos poliaromáticos – HPAs), e dos inorgânicos como os metais pesados Cádmio, Cromo, Chumbo, Níquel e Zinco em solo superficial, água subterrânea e água superficial. E ainda, fazer um mapeamento temático dos resultados das análises químicas do solo e da água, apontando a dispersão dos contaminantes nestes compartimentos ambientais.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho é baseada na metodologia de avaliação de risco à saúde humana e ambiental estabelecida pela Agência de Registro de Substâncias Tóxicas (ATSDR, 2001), e no Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (CETESB, 1999). O plano de amostragem para a coleta das amostras de solo foi idealizado de acordo com uma malha regular, com coletas eqüidistantes de 150 m, perfazendo um total de cerca de 70 amostras. As amostras de água subterrânea serão coletadas nos poços existentes no Complexo, após a realização de inventário no local. E as amostras de água superficial serão coletadas a jusante e à montante da área estudada, na Sub-bacia do Canal do Cunha. As análises dos BTEX em solo e água será por cromatografia à gás com detecção de ionização por chama. Para a extração dos analitos da matriz água utilizará a técnica de extração líquido-líquido e para a extração na matriz solo será desenvolvida uma metodologia baseada na técnica de headspace (Carvalho, 2010, Carvalho et al, 2012). As análises dos metais serão realizadas por Absorção Atômica (Sun et al., 2006; Chan et al., 2000; McCrumm, 2002).

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2014

Coordenador: ROSÁLIA MARIA DE OLIVEIRA

Participante Interno:

Participante Aluno:

Participante Bolsista:

Editais
Links para Agências
 
Quarta, 24 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.