link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Crenças, atitudes e práticas da mulher agricultora de tabaco de Rio Negro - Paraná

Departamento: DEMQS - DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE E TRABALHO

Grupo: TRABALHO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O presente estudo tem como objetivo conhecer as crenças, atitudes, práticas , vulnerabilidade e percepção de risco da mulher plantadora de fumo sobre o impacto social, econômico, ambiental e para a saúde em uma localidade denominada Rio Negro – Paraná.
A região sul do Brasil concentra mais de 80% do plantio de tabaco do país que ocorre, principalmente, em pequenas propriedades rurais (entre 5 e 10 hectares) e utiliza, essencialmente, mão de obra familiar. O cultivo e consumo de tabaco tem evidentes efeitos negativos sobre os níveis de desenvolvimento e pobreza que, incidem de maneira muito particular sobre as mulheres (jovens ou adultas). A metodologia a ser empregada permitirá a construção coletiva e compartilhada de cenários de vida, com ênfase nos processos de trabalho relacionados à atividade de fumicultura e suas repercussões sobre o ambiente. A Matriz FPEEEA (Força Motriz – Pressão – Estado/Situação – Exposição – Efeitos – Ações) será utilizada para a construção desses cenários. Esta matriz, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), vem sendo utilizado pelo Ministério da Saúde para o desenvolvimento da vigilância ambiental em saúde no Brasil, especialmente para a construção de indicadores de saúde ambiental e para a análise de situação de saúde. O resultado desse estudo poderá subsidiar políticas sociais e de promoção da saúde desta população e novos estudos de intervenção para a redução da vulnerabilidade.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2014

Coordenador: VERA LUIZA DA COSTA E SILVA

Participante Interno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.