link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Dieta, tabagismo e acessibilidade como fatores de risco para câncer de colo de útero: estudo caso-controle na Baixada Fluminense

Departamento: DEMQS - DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS CRÔNICAS - PSPMA

Grupo: EPIDEMIOLOGIA DO CÂNCER

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
O câncer de colo do útero constitui um grave problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. Dados relativos a 2002 confirmam que as Américas exibem taxas das mais elevadas dessa neoplasia. O Brasil apresenta características regionais bastante heterogêneas, contribuindo para exposições ambientais diversificadas. No Estado do Rio de Janeiro, a mortalidade específica por idade, no período 1995/1999, apresenta valores crescentes a partir dos 30 anos: 3,97/100.000 mulheres na faixa de 30 a 39 anos; 9,44 [40-49], 14,21 [50-59], 17,60 [60-69], 23,28 [70-79] e 31,14 [80 anos ou mais]. A Baixada Fluminense pertence à região metropolitana do Rio de Janeiro, sendo a segunda mais populosa do Estado, com inúmeros problemas sociais potencialmente associados ao câncer de colo em todo o mundo. Essa realidade permite levantar outros fatores relacionados no processo do desenvolvimento desse tumor além das características individuais, tais como aspectos ambientais da área de residência e estrutura organizacional dos serviços de saúde disponíveis. O presente estudo tem por objetivo estimar a associação entre a exposição a fatores ambientais selecionados e o câncer de colo do útero em mulheres da Baixada Fluminense.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: GINA TORRES REGO MONTEIRO

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.