link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
CUSTOS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA: UMA PROPOSTA DE APURAÇÃO DE CUSTOS POR PROCEDIMENTOS

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Grupo: VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O estudo custo das ações integra um projeto de cooperação com a Anvisa denominado "Inovações na gestão e no financiamento da vigilância sanitária". Esse projeto de cooperação, em linhas gerais, foi motivado pela necessidade de se contribuir para: (1) alavancar o processo de implementação do SNVS; (2) reduzir o déficit gerencial da vigilância sanitária mediante a oferta de métodos, técnicas e instrumentos do campo da gestão adaptados às características e requerimentos específicos da área; (3) reduzir lacunas de conhecimento, ou seja, prover conhecimento do campo da gestão em saúde para a vigilância sanitária, seja no plano teórico-conceitual, seja por meio de pesquisas empíricas; (4) aportar argumentos técnicos às discussões políticas sobre a gestão e o financiamento da vigilância sanitária.
Pretende-se elaborar e colocar à disposição do sistema nacional de vigilância sanitária, das três esferas de governo, um protótipo para apuração de custos por cada serviço de vigilância, considerando que a apuração dos custos das ações é um instrumento a contribuir na discussão para se alcançar um financiamento com maior equidade, bem como servir para melhoria da gestão do serviço, pois o custo é uma das várias medidas de desempenho organizacional.

Natureza:

  • Desenvolvimento Tecnológico

Ano do início do projeto: 2009

Ano do fim do projeto: 2011

Coordenador: LENICE GNOCCHI DA COSTA REIS

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Bolsista:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.