link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação do grau de acumulação de chumbo e cádmio na Baía de Sepetiba, RJ

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: TOXICOLOGIA E SAÚDE - PSP

Grupo: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO A METAIS SOBRE A SAÚDE HUMANAS E ECOSSISTEMAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A baía de Sepetiba, situada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, recebe efluentes industriais provenientes dos rios que cruzam a região metropolitana do estado. Entre os contaminantes de grande importância toxicológica, estão os resíduos metálicos, provenientes do principal passivo ambiental deixado por uma indústria de beneficiamento de zinco. O chumbo e o cádmio despertam interesse por suas características de bioacumulação e toxicidade elevada. No meio aquático, o chumbo se divide rapidamente entre sedimento e fase aquosa, dependendo do pH, sais minerais dissolvidos e agentes complexantes orgânicos. O cádmio proveniente de efluentes industriais pode ser rapidamente adsorvido no material particulado. Este metal apresenta significativa mobilidade na água, podendo ser transportado por grandes distâncias. Neste trabalho, são investigados os teores de cádmio e chumbo em água, sedimento e mexilhão, coletados em quatro estações da baía de Sepetiba. Nos dados preliminares foram encontrados concentrações de cádmio e chumbo na água que chegam a vinte vezes aquelas toleradas pelo CONAMA em águas salinas. Nos sedimentos, foram encontrados de 7,07 a 356 ug/g para o chumbo e de 3,54 a 154,5 ug/g para o cádmio. Os maiores fatores de acumulação sedimento/água encontrados foram 15450 e 1547,82 para o cádmio e chumbo, respectivamente. Nos mexilhões, concentrações elevadas destes metais evidenciam uma tendência de acumulação em locais distantes dos efluentes industriais. Os resultados obtidos evidenciam uma contaminação por cádmio e chumbo muito acima daquela tolerada pelas legislações de controle ambiental nos três compartimentos analisados. Ambos os metais são rapidamente depositados nos sedimentos, porém ainda alcançam importantes regiões de manguezais. A deposição dos metais nos sedimentos revela a permanência da contaminação no ambiente e comprometimento da base da cadeia alimentar. Os resultados obtidos nos mexilhões revelam a bioacumulação em espécies distantes dos passivos ambientais, possibilitando a contaminação da população usuária do pescado.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: MARIA DE FÁTIMA RAMOS MOREIRA

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.