link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação da presença de metais na Cannabis Sativa L. e suas implicações toxicológicas

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: TOXICOLOGIA E SAÚDE - PSP

Grupo: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO A METAIS SOBRE A SAÚDE HUMANAS E ECOSSISTEMAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Objetivos
O objetivo principal é a investigação da correlação existente entre o chumbo, cádmio e mercúrio e a maconha apreendida pela PCERJ, já que existem indicativos significativos desta relação. Este estudo se dará principalmente através da determinação da concentração destes metais nas partes da planta mais comumente utilizadas pelos usuários (folhas, frutos, inflorescências e sementes).
Para tal é necessário que se desenvolva métodos seguros de coleta e armazenamento das amostras, para determinação correta da concentração dos metais, assim como estudos sobre o tipo de material a ser usado na coleta, procedimentos de coleta e o tempo de conservação das amostras. O estabelecimento de metodologias analíticas para determinação dos elementos nas diferentes partes coletadas da erva através da técnica de espectrometria de absorção atômica eletrotérmica e vapor frio, e de correlações entre os resultados encontrados na maconha e a toxicidade crônica dos usuários desta erva também fazem parte deste estudo.

Metodologias
Serão utilizadas amostras de maconha oriundas de apreensões em diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, durante o período de 6 meses.
Será adotado um modelo epidemiológico transversal para determinar a associação entre a exposição e a possibilidade de efeitos à saúde, em um dado ponto do tempo. Este estudo será útil na avaliação da exposição, principalmente quando não se têm estudos anteriores, além de ser importante na avaliação da saúde das populações. Uma indicação de correlação e potenciais fatores de risco servirão de base para estudos posteriores.
A metodologia baseia-se nas etapas de investigação, quantificação e comparação do chumbo, cádmio e mercúrio na maconha apreendida em diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro. Os equipamentos utilizados na determinação de chumbo e cádmio será um espectrômetro de absorção atômica AAnalyst 800 equipado com atomizador eletrotérmico transversal, corretor de fundo Zeeman longitudinal e amostrador automático AS-800, todos Perkin-Elmer. Tubos “end cap” recobertos com grafite pirolítico (Perkin Elmer) serão usados nesses experimentos. A técnica para a determinação de mercúrio será a espectrometria de absorção atômica com vapor frio, utilizando o acessório FIAS-400, acoplado ao espectrômetro 5100, ambos Perkin-Elmer. As condições STPF serão adotadas para reduzir, ou até mesmo eliminar, as interferências.
As plantas secas e picadas apreendidas serão cuidadosamente lavadas com água destilada antes da análise. As plantas serão secas a 100ºC por um período de 8 a 12 h. Para cada amostra, 10mL de HNO3 e 2mL de HClO3 serão adicionados a 0,5g da planta seca. As plantas serão digeridas através do ETHOS HPR 100/10 microwave labstation (FKV, Bergamo, Italy) alcançando a temperatura de 180ºC em diferentes etapas. Após a completa mineralização, estas serão avolumadas a 50 mL com água Milli-Q (Milipore, Bedford, MA, USA) e centrifugadas a 3000g por 15min. O sobrenadante é retirado e diluído 10 vezes com água Milli-Q.
A qualidade dos resultados é garantida através da análise, em cada série de amostras, de material de referência para a determinação dos metais sob estudo em folhas de maçã, mais semelhantes às amostras reais, adquirido no mercado internacional.

Natureza:

  • Desenvolvimento Tecnológico

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: MARIA DE FÁTIMA RAMOS MOREIRA

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 25 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.