link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
A questão dos agrotóxicos e a qualidade da água de consumo humano

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Linha: ENSINO

Grupo: SUBSTÃNCIAS QUÍMICAS: IMPACTO SOBRE A SAÚDE HUMANA E O AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O objetivo deste estudo é a avaliação do nível de contaminação por agrotóxicos em água de consumo humano, através de um estudo de monitoramento continuado, nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Serão investigadas as culturas praticadas ao longo dos rios em função da extensão da área cultivada, os princípios ativos mais utilizados referentes ao elenco das principais culturas e a determinação dos agrotóxicos presentes em amostras de água coletadas antes e após a captação para tratamento, pelas companhias de abastecimento de água, em cada estado. Espera-se que a determinação qualitativa e identificação dos princípios ativos mais utilizados neste momento, no Rio de Janeiro e Minas Gerais, possam subsidiar um processo de avaliação do risco toxicológico que pode ser importante na interpretação dos relatórios anuais, estabelecidos no decreto 5440 de quatro de maio de 2005, que determina que os consumidores devem receber relatório anual sobre a qualidade da água que chega às suas torneiras. A Construção de um banco de dados com os principais princípios ativos, nomes comerciais, sua distribuição regional, cultura em que são utilizados os produto, bem como a elaboração de recomendações para monitoramento nas regiões onde foram realizadas as investigações, irão subsidiar futuras mudanças na legislação vigente. Outro produto consiste na elaboração de programa de capacitação junto as companhia de abastecimento, e instituições de controle ambiental, que permita o monitoramento dos recursos hídricos em nível regional.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: PAULA DE NOVAES SARCINELLI

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.