link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
OFICINAS DE RESTITUIÇÃO DE RESULTADOS DE PESQUISA: EM BUSCA DO DIÁLOGO ENTRE TRABALHADORES E PESQUISADORES

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE E TRABALHO

Grupo: TRABALHO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
O projeto inclui dois tipos de retorno aos hospitais, que incluem atividades informativas e participativas. As atividades de informação incluem a distribuição do Caderno de Resultados, organizado em módulos semestrais, de forma a abarcar o conjunto de dados gerados na pesquisa. Estes módulos serão confeccionados de forma a se reunirem em um único Caderno.As oficinas participativas (equipe de pesquisa e trabalhadores) consistem em encontros realizados nos períodos diurnos e noturnos, para discussão das relações entre o trabalho e a saúde. Estes encontros visam à elaboração coletiva materiais de discussão e avaliação das relações entre o trabalho e a saúde do ponto de vista dos profissionais. O foco dessas atividades está, não somente em aspectos nocivos do trabalho, mas também no lado criativo e prazeroso, como propõem autores que analisam a subjetividade no trabalho hospitalar, como a nossa colaboradora, a Dra. Cláudia Osório da Silva (Osório-da-Silva, 2002). A idéia central dessas atividades é a de promover ações de sinergia entre a produção acadêmica e os saberes práticos dos trabalhadores, nos moldes da abordagem ergológica (Schwartz, 2000; Brito, 2004), de forma a contribuir para a construção coletiva do conhecimento sobre as relações entre a organização do trabalho em hospitais e a saúde dos profissionais da enfermagem. Em função das possibilidades de cooperação com as instâncias voltadas para a saúde do trabalhador no Rio de Janeiro, os materiais serão distribuídos aos hospitais públicos no Município do RJ.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: LÚCIA ROTENBERG

Participante Externo:

Participante Aluno:

 
Quarta, 22 de Janeiro de 2020

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.