link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
PRESSÃO ARTERIAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM ENFERMAGEM: UM MODELO DE ESTUDO DAS RELAÇÕES SAÚDE-AMBIENTE EM HOSPITAIS

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE E TRABALHO

Grupo: TRABALHO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
O projeto analisa aspectos da organização do trabalho do ponto de vista das relações saúde-ambiente no contexto hospitalar. Tem-se como meta central complementar o monitoramento automático da pressão arterial (parcialmente apoiado pelo CNPq/Edital Universal/2004) através da análise do trabalho noturno e de longas jornadas de trabalho que prevalecem entre os profissionais da enfermagem. O estudo tem por objetivo investigar as relações entre alterações na pressão arterial, o trabalho noturno e as longas jornadas em mulheres profissionais de enfermagem de hospitais públicos. O monitoramento da pressão arterial permitirá analisar as relações entre o trabalho noturno e padrão de ?dip? da pressão arterial e seu possível papel na saúde cardiovascular dos trabalhadores. O planejamento do estudo considera as relações de gênero com análise do trabalho doméstico como fator potencialmente relevante na gênese de problemas de saúde em grupos femininos. A equipe conta com a colaboração do Dr. Paul Landsbergis, especialista na área de doenças cardiovasculares associadas ao trabalho. No momento dispomos de cinco unidades do equipamento para monitoramento da pressão arterial. A aquisição de mais três aparelhos através deste projeto permitirá reduzir o tempo de coleta de dados. Espera-se que os resultados venham a contribuir para esclarecer pontos controversos na literatura em relação ao padrão de hipertensão. A parceria já estabelecida com as comissões de saúde do trabalhador dos hospitais de estudo permitirá incorporar questões relacionadas à saúde cardiovascular nos exames médicos periódicos.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: LÚCIA ROTENBERG

Participante Interno:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.