link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES INICIAIS DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL

Departamento: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE JORGE CARELI - CLAVES

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ECONOMIA DA SAÚDE

Grupo: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.04.02.00-1

Descrição do projeto:
O presente projeto tem como escopo a avaliação das ações iniciais da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Sua execução está a cargo do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com recursos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS). Seus objetivos específicos são: 1 Resgatar o histórico da implantação da PNAISH nas Unidades Federadas e municípios envolvidos, focalizando principalmente: formas organizativas, processos decisórios e fatores/aspectos que facilitaram ou dificultaram tal implantação. 2 Identificar, a partir da implantação da PNAISH, como cada localidade se organizou para realizar ações voltadas para os seguintes agravos selecionados: infecções sexualmente transmissíveis/AIDS, violência, hipertensão, diabetes, obesidade e câncer prostático, envolvendo a população masculina de 20 a 59 anos de idade segundo os diferentes níveis de atenção à saúde. 3 Analisar os sentidos atribuídos à PNAISH por parte dos gestores e profissionais de saúde responsáveis pela sua implantação. 4 Estimar o percentual da população masculina de 20 a 59 anos atendida nos diferentes níveis de atenção à saúde, tendo como parâmetro a estimativa da população masculina do IBGE. Etapas da avaliação: Construção do cenário dos estudos de caso; Seleção dos casos a serem avaliados; Realização de estudos de casos; Estudos epidemiológicos sobre marcadores da saúde do homem; Avaliação das ações iniciais da implantação da PNAISH..

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2010

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: ROMEU GOMES

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 18 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.