link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
ABORDAGENS QUALITATIVAS DO TEMPO DE TRABALHO

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE E TRABALHO

Grupo: TRABALHO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
A idéia central deste projeto é a noção de construção social do tempo. Neste contexto, os profissionais de enfermagem constituem um grupo interessante para estudos sob a perspectiva da organização dos horários, já que esta profissão apresenta algumas peculiaridades quanto ao tempo de trabalho, como por exemplo, o fato de os profissionais trabalharem em regimes de plantão, sendo uma semana diferente da outra (ora trabalham na 2a. feira, ora na 3a. feira, ora no sábado), freqüentemente acumularem mais de um emprego e/ou trabalharem no período noturno. Nota-se, então, que estes profissionais estão sujeitos a trabalhar segundo um padrão de horários que difere do que é hegemônico na sociedade em que vivemos, onde o trabalho se dá de 2a. a 6a. feira (com folgas no sábado e domingo) e apenas durante o dia. Os estudos incluídos neste subprojeto abarcam diversas categorias profissionais que exercem trabalhos em turnos, em especial, equipes de enfermagem e comissários de voo.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: LÚCIA ROTENBERG

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.