link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Confiabilidade teste-reteste, validade dimensional e de constructo das escalas capital social, contexto de moradia e imagem corporal no Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA)

Departamento: DEMQS - DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA

Linha: EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS CRÔNICAS

Grupo: DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE

Subárea de Conhecimento: Saúde Pública

Descrição do projeto:
Trata-se de sub-projeto ligado ao ELSA, a natureza do projeto é multidisciplinar, envolvendo os campos da epidemiologia, cardiologia, endocrinologia, fisiologia, biologia molecular, nutrição, e bioestatística, entre outros. Estudos de coorte, como o ELSA, quando bem conduzidos, fornecem as evidências mais sólidas sobre determinantes de doenças crônicas em populações humanas particularmente porque permitem determinar as relações temporais entre antecedentes e desfechos, e ainda avaliar o prognóstico (isto é, sobrevida). Essas evidências dependem, entre outros condicionantes, da qualidade das medidas, exames e entrevista utilizados que é avaliada por meio de estudos de validade e confiabilidade. O caráter multicêntrico do ELSA permitirá que o resultado das avaliações regionais de desempenho dos instrumentos seja levado em consideração por outros grupos de pesquisa em diferentes contextos nacionais. Dentre as exposições de interesse, instrumentos de mensuração de diferentes constructos foram incluídos no questionário multidimensional da coleta de dados da linha de base do ELSA iniciada em agosto de 2008. Alguns desses instrumentos (e.g. avaliação do contexto de moradia) estavam disponíveis apenas em inglês e foram traduzidas e adaptadas para o português no âmbito do ELSA, que constitui sua primeira aplicação em população brasileira. Portanto, propõe-se avaliar a confiabilidade teste-reteste, além da validade dimensional e de constructo de três escalas incluídas na linha de base do estudo (2008-2010): i- capital social, ii? contexto de moradia e iii- auto-imagem corporal. O grupo que faz parte deste projeto tem experiência acumulada em análises psicométricas de instrumentos de aferição e participa do grupo de pesquisadores que estão aprimorando o estudo dos determinantes contextuais de saúde no ELSA, como parte da Linha de Pesquisa de Determinantes Sociais das Doenças Não-Transmissíveis. Os produtos do projeto serão apresentados na forma de artigos, orientações de mestrado e doutorado

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2009

Ano do fim do projeto: 2011

Coordenador: ROSANE HARTER GRIEP

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

 
Domingo, 17 de Novembro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.