link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Identificação dos Níveis de Sedentarismo em Adolescentes: Contribuição para Novos Modelos Tecnológicos em nível de Atenção Primária

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Objetivo Geral
Detectar níveis de sedentarismo em escolares através de um instrumental que propicie orientar programas com atividades sistematizadas nos serviços de saúde, escolas e instituições do 3 setor, que possam aumentar seu envolvimento na promoção de um estilo de vida mais saudável e ativo, bem como a prática regular da atividade física.
Objetivos Específicos
a) Aplicar instrumento em adolescentes de 10 a 14 anos de idade, que estudam em escolas públicas e particulares no Município do Rio de Janeiro, capaz de captar suas necessidades de atividade física.
b) Validar o instrumento após sua aplicação e análise dos dados coletados

Metodologia
O estudo será quantitativo, do tipo descritivo e considerará uma amostra de 2350 escolares, que será estratificada por sexo e idade, constituindo 2 grupos: a) rapazes e moças de 10 a 11anos, 11 meses e 29 dias; b) rapazes e moças de 12 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, com idade entre 10 e 14 anos. Essa amostra equivale a aproximadamente 10% dos escolares do segundo segmento do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares, moradores da cidade do Rio de Janeiro. Em complementação será realizado o método Dephi para validação do instrumento com especialistas.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: MARIA DE FÁTIMA LOBATO TAVARES

 
Quinta, 21 de Fevereiro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.