link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção de Saúde e de Redução de Desigualdades

Departamento: DCS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: PROMOÇÃO DA SAÚDE E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O Projeto Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção de Saúde e de Redução de Desigualdades tem como finalidade a elaboração de um instrumento ou matriz de dimensões de avaliação que contribua para avaliar programas e experiências de promoção da saúde que ofereça evidências sobre mecanismos de sucesso e condições de reprodução e sustentabilidade das experiências.

O Projeto adota como estratégia o trabalho em rede, composta aqui por 5 experiências consideradas best practices, implementadas através de parcerias entre instituições de ensino e pesquisa, serviços de saúde e organizações sociais. São elas: (1) Programa Comunidade Saudável e a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis da região de Campinas/SP; (2) Projeto Ambientes Saudáveis em Curitiba/PR; (3) Projeto Cidades Saudáveis de Itambé/PE; (4) Estratégia de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável em Manguinhos/RJ; (5) Estratégia Saúde da Família e a Interface com as Políticas Públicas Municipais de Sobral/CE; e (6) Processos Integrados de Gestão em Políticas Públicas no Estado de Goiás.

O Projeto visa oferecer instrumentos e procedimentos para acompanhar outras experiências no país a partir de elementos comuns, compatíveis com outros procedimentos de avaliação do SUS; oferecer modelos para a formação e capacitação de gestores, técnicos e líderes locais; contribuir para a gestão pública, através do desenvolvimento de instrumentos e mecanismos de planejamento, monitoramento e avaliação da efetividade de propostas inter-setoriais; e criar conhecimento e informação útil em Promoção da Saúde através do trabalho em rede nacional e internacional.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2007

Coordenador: REGINA CELE DE ANDRADE BODSTEIN

Editais
Links para Agências
 
Terça, 23 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.