link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
RISCO ZOONÓTICO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS SUJEITOS ÀS INFESTAÇÕES POR ECTOPARASITAS EM ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Departamento: DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

Grupo: AMBIENTE, VETORES E SAÚDE PÚBLICA

Subárea de Conhecimento: 2.13.00.00-3

Descrição do projeto:
Objetivo geral:
- Avaliar o risco das populações animais e humana em áreas de desenvolvimento industrial do estado do Rio de Janeiro para a ocorrência de Rickettsia sp..
Objetivos Específicos:
- Conhecer a dinâmica ecológica das faunas de ixodídeos e sifonápteros nos ambientes rural, silvestre e urbano e dos animais domésticos (caninos e equinos) dos municípios visitados;
- Investigar a infecção por Rickettsia sp. em ixodídeos e sifonápteros, por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR).
Metodologia:
O estudo contemplará as áreas de construção e de influência para a construção do complexo petroquímico do Rio de Janeiro: Itaboraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacú, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá.
Os carrapatos serão coletados dos ambientes, incluindo pastagens, áreas domiciliadas e em áreas primária, secundária e terciária de mata atlântica, além de investigações sobre os hospedeiros, cães e equídeos.
A presença de Rickettsias será avaliada por meio da reação em cadeia da polimerase. Os soros dos animais serão subemtidos a técnica de reação de imunofluorescência indireta.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: NATHALIE COSTA DA CUNHA

Editais
Links para Agências
 
Sábado, 20 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.