link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Perfil da Enfermagem no Brasil

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: PROFISSÃO E GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Grupo: PROFISSÃO, TRABALHO E SAÚDE

Subárea de Conhecimento: C.da Saúde

Descrição do projeto:
A Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil buscará caracterizar através de um levantamento amostral o contingente de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em atividade no país, enfocando aspectos sócio-demográficos, formação profissional e acesso à informação técnico-científica, o mundo do trabalho e aspectos político-ideológicos.
Geral : Analisar a situação atual da enfermagem no Brasil buscando conhecer a sua dinâmica no recente contexto sócio-econômico e político brasileiro.
Específicos : Traçar os perfis profissionais dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem considerando as características sócio-econômicas, a formação, o desenvolvimento profissional, a inserção no mundo do trabalho e a participação sócio-política desses profissionais; Analisar a dinâmica atual do mercado de trabalho da enfermagem; Apontar tendências e perspectivas para a enfermagem no país.
A Amostra
Para definir a população alvo da pesquisa tomou-se como referência o cadastro fornecido pelo COFEN com as informações das bases de dados dos CORENs.
A amostra contemplará basicamente as seguintes variáveis:
• As três categorias profissionais: Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares
• Localização geográfica: todos as UFs, capitais , interiores e regiões metropolitanas;
• A idade ( ano de nascimento ) será a variável chave de corte;
Será utilizada uma amostragem aleatória simples, com amostras dimensionadas para alcançar uma mesma precisão e confiabilidade segundo as grandes regiões geográficas, de forma independente para as capitais e os municípios que compõem o interior do país. O tamanho de cada amostra regional será distribuído proporcionalmente ao número de profissionais (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) em cada unidade da federação.
Metodologia
Inicialmente será enviado o questionário para todos os profissionais contemplados na amostra;
O questionário ficará disponível no site da pesquisa durante todo o período de coleta. Podendo ser acessado e após ser preenchido enviado pelo mesmo site.
Haverá um monitoramento rigoroso para que todos os profissionais selecionados respondam a pesquisa (através de cartas, reenvios e contatos por email ou telefônico) para atingirmos um nível baixo de recusa;
Está planejado um tratamento especial aos profissionais lotados em grandes hospitais das capitais. Os pesquisadores entrevistarão diretamente este grupo utilizando um formulário mais enxuto;
Caberá a Estação ObservaRH-ENSP/FIOCRUZ do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP toda a coordenação técnica. A pesquisa será realizada em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, a Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn e a Federação Nacional de Enfermagem - FNE, para que juntas possam oferecer o retrato atual da enfermagem no país, buscando conhecer e analisar o perfil das categorias de enfermagem, considerando as condições de trabalho, emprego e formação, desde seus aspectos econômicos, sociais, até os aspectos éticos e políticos que envolvem as práticas deste conjunto de profissionais.Contará ainda com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, da Rede de Observatório em Recursos Humanos em Saúde - ROREHS e da Organização Pan Americana de Saúde - OPAS, além do Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem .

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2009

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: MARIA HELENA MACHADO DE SOUZA

Participante Interno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.