link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Exposição Ambiental a Metais e os Riscos sobre a Saúde da População Trabalhadora e Residente na Reserva SESC Pantanal, Poconé-MT.

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS E EFEITOS ASSOCIADOS NA SAÚDE HUMANA E ANIMAL

Grupo: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO A METAIS SOBRE A SAÚDE HUMANAS E ECOSSISTEMAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Dentre as fontes antropogênicas mais importantes associadas à exposição ambiental ao chumbo, destacam-se a produção e processamento de minérios contendo o metal, além das indústrias de ferro e aço. O escoamento urbano e deposição atmosférica são fontes significativas do chumbo encontrado em ambientes aquáticos. Este elemento pode afetar uma série de sistemas, principalmente os sistemas nervoso e hematopoiético. Entretanto, podem ocorrer efeitos renais, cardiovasculares e reprodutivos.
O mercúrio encontra-se amplamente distribuído por toda a crosta terrestre, fonte importante de contaminação para corpos aquáticos naturais. É abundantemente utilizado na indústria, além de encontrar uso ilimitado no tratamento de minérios de ouro e prata e refino de metais. Suas diferentes formas provocam diversos efeitos, sendo o sistema nervoso central e os rins, os principais alvos da toxicidade do metal.
O cádmio é quimicamente semelhante o zinco e, por isso, ocorre naturalmente com o zinco e o chumbo nos minérios a base de sulfetos. Concentrações elevadas podem ser encontradas no ar, água e solos próximos às fontes industriais de emissão, especialmente aquelas de mineração de não-ferrosos e indústrias de refino de metais. Entretanto, pode ser transportado até a milhares de quilômetros, fazendo com que possa haver contaminação em áreas distantes das fontes geradoras. Exposição a diferentes níveis de cádmio pode levar a doença crônica obstrutiva e possivelmente ao câncer do pulmão, bem como à disfunção renal tubular, respectivamente, entre outras.
A avaliação da exposição é a medida da concentração de uma substância química presente no ambiente ou no organismo. A inalação é a via mais comum nas exposições ocupacionais, enquanto que a ingestão predomina na população em geral, desde que esta não se encontre próxima às fontes de emissão.
O presente estudo acontecerá na Reserva SESC Pantanal, Poconé, MT. A população de estudo será selecionada entre trabalhadores do hotel e moradores dos dois povoados e às margens do rio Cuiabá. O sangue total e a urina serão utilizados como indicadores de exposição, enquanto que as águas dos rios, ar e água potável do hotel e dos povoados constituirão os indicadores ambientais. Os níveis de chumbo, cádmio e mercúrio serão determinados por espectrometria de absorção atômica e a análise estatística usará o programa SPSS 12.0.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2009

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: MARIA DE FÁTIMA RAMOS MOREIRA

Participante Interno:

Participante Aluno:

Participante Bolsista:

Editais
Links para Agências
 
Terça, 19 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.