link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estudo não clínico da segurança de fármacos antivirais: efeito do inibidor da neuramidase oseltamivir sobre o desenvolvimento neurocomportamental de roedores

Departamento: DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: TOXICOLOGIA E SAÚDE - PSP

Grupo: TOXICOLOGIA E SAÚDE AMBIENTAL

Subárea de Conhecimento: 2.10.07.00-4

Descrição do projeto:
Na avaliação pré-clínica da segurança foi constatado que ratos muito jovens (e.g. 7 – 14 dias de vida) são mais susceptíveis aos efeitos tóxicos de doses elevadas do oseltamivir do que indivíduos adultos, o que foi atribuído a imaturidade da barreira hematoencefálica. Não foi investigado entretanto se a exposição a este fármaco antiviral durante os períodos de amadurecimento do SNC (pré- e pós-natal) resultaria em em alterações funcionais persistentes do SNC tais como modificações de comportamentos complexos que envolvem cognição (aprendizagem / memória) e as esferas afetiva e emocional (e.g. interação social). A presente proposta visa estudar em ratos os efeitos da exposição ao oseltamivir durante os períodos de desenvolvimento pré-natal (exposição materna), e de crescimento e amadurecimento pós-natal (exposição direta do filhote), sobre a maturação somática e desempenho neurocomportamental da prole exposta. Espera-se com esse estudo investigar se o SNC em desenvolvimento é vulnerável aos efeitos adversos desse inibidor da neuramidase viral o que contribuirá para a base de dados toxicológica disponível para avaliação da segurança da administração desse fármaco a crianças.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2011

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: SERGIO NOBORU KURIYAMA

Participante Interno:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 18 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.