link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Ações Intersetoriais para a Saúde: Promoção da Saúde como Estratégia para o Desenvolvimento Local Sustentável

Departamento: DCS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: PROMOÇÃO DA SAÚDE E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Nos últimos anos, a Associação Canadense de Saúde Pública (CPHA) colaborou com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), com o objetivo de criar conhecimento e experiência através do projeto de Promoção de Saúde em Ação (PPSA). A liderança do Canadá no campo da Promoção da Saúde é reconhecida mundialmente. Esta iniciativa buscava englobar a teoria, a pesquisa e o treinamento em Promoção da Saúde, com a prática da saúde pública. O intercâmbio técnico fortaleceu e expandiu ensinamentos e ações práticas de promoção da saúde já existentes na ENSP da FIOCRUZ.
O Projeto Ação Intersetorial para Saúde, basear-se-á nas experiências e aprendizados adquiridos nos últimos anos para expandir os conceitos e práticas de promoção de saúde como parte da estratégia nacional de redução das iniqüidades sociais e expansão da cidadania com desenvolvimento local sustentável. Esta estratégia de desenvolvimento econômico e social tem como princípio central o fortalecimento da capacidade local para enfrentar os determinantes da saúde mudar o contexto de pobreza e/ou desigualdade e promover melhores condições de vida e saúde. Tal estratégia está presente nos inúmeros programas de inclusão social e combate à pobreza do governo federal, particularmente, no Programa Saúde da Família, prioridade do Ministério da Saúde como estratégia para a reorientação do modelo de atenção à saúde de forma a garantir os princípios de universalidade, integralidade e equidade, bases para a organização do Sistema Nacional de Saúde - SUS.
O Projeto visa apoiar os esforços do Brasil em promover desenvolvimento social a partir do enfrentamento das desigualdades em saúde, reforçando a capacidade brasileira para a colaboração intersetorial e para avaliação de intervenções direcionadas aos determinantes da saúde. A CPHA e os parceiros brasileiros propõem apoiar intervenções de promoção da saúde e metodologias de capacitação em programas sociais e ações intersetoriais em municípios selecionados. Fortalecendo ou induzindo quando necessário à constituição de Centros Locais de Promoção da Saúde -, o projeto contribuirá para a formação de massa crítica voltada para projetos e estratégias de redução das desigualdades e de melhorias da saúde e da qualidade de vida.
Enfim, o Projeto Ação Intersetorial para a Saúde está desenhado para ampliar a capacidade de produzir conhecimento sobre promoção de saúde e ações intersetoriais, para a tomada de decisão de gestores, profissionais, acadêmicos e pesquisadores, aperfeiçoando estratégias e criando metodologias com vistas à redução de desigualdades sociais e em saúde.
A finalidade do Projeto é: Fortalecer a capacidade da comunidade de saúde pública para contribuir com a meta nacional de redução da pobreza e maior equidade social no Brasil.
O projeto apoiará os propósitos do Programa de Intercambio de Conhecimento e Promoção de Equidade Brasil – Canadá através do fortalecimento da capacidade de Instituições Brasileiras e Canadenses para formular e executar programas de melhoria em saúde e desenvolvimento social, focalizando o reforço de respostas locais sustentáveis em áreas peri-urbanas de baixa renda e na região nordeste do país, reforçando ao mesmo tempo as relações bilaterais e o intercambio entre as comunidades de saúde pública do Canadá e do Brasil.
O objetivo geral do Projeto é: Aumentar a capacidade local em promover melhorias no ambiente social e físico das comunidades que conduzam a melhorias na saúde.
Os três resultados esperados ao final do projeto são: Melhoria na capacidade de cada equipe local de fortalecer a colaboração intersetorial para o desenvolvimento local; Estabelecimento de um marco conceitual de prática refletiva para apoiar intervenções de promoção da saúde e ação intersetorial; Criação de estratégias para disseminação de experiências em promoção da saúde e lições aprendidas com o projeto.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2006

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: REGINA CELE DE ANDRADE BODSTEIN

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.