link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Estudo Sobre o Registro de Acidentes Químicos Ampliados em 6 Unidades da Federação (SP, RJ, MG, BA, RS e DF) nos anos de 2001 e 2002

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: ECO-SOCIAL: ABORDAGENS INTEGRADAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E JUSTIÇA AMBIENTAL ENVOLVENDO POPULAÇÕES VULNERÁVEIS

Subárea de Conhecimento: Saúde Coletiva

Descrição do projeto:
O Brasil já foi cenário de alguns acidentes químicos ampliados considerados graves em termos de óbitos imediatos e conseqüências ambientais. Na atualidade centenas destes acidentes vem ocorrendo no país, sendo que a maioria destes eventos possui o potencial de causar simultaneamente múltiplos danos ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos expostos, constituindo uma preocupação para a Saúde Pública. O objetivo deste projeto foi realizar um estudo inicial que permita avaliar o registros destes acidentes nos últimos dois anos (2001 e 2002), com especial atenção sobre impactos à saúde humana constitui importante subsídio para a estruturação da área da Vigilância Ambiental em Saúde de Acidentes Envolvendo Produtos Perigosos, possibilitando passos mais firmes para capacitar o setor saúde na formulação de políticas de controle e prevenção amplas, adequadas e efetivas, particularmente os setores saúde e meio ambiente. Este estudo também será subsídio para que, no âmbito da Vigilância Ambiental em Saúde, venha a ser estruturado um sistema de vigilância deste tipo de acidente, integrando informações dos serviços de saúde, de órgãos ambientais, da polícia rodoviária, do corpo de bombeiros e da defesa civil, instituições que serão envolvidas no estudo.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2004

Ano do fim do projeto: 2005

Coordenador: CARLOS MACHADO DE FREITAS

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.