link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
O atendimento à urgência pré-hospitalar no Brasil

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Grupo: ESTADO, PROTEÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
Esse estudo tem por objetivo geral: analisar a estratégia de implantação da atenção préhospitalar móvel no Brasil. Os objetivos específicos são: situar o novo contexto e processo político da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em cada um dos 28 estados do Brasil; caracterizar o funcionamento do componente préhospitalar móvel do sistema de atenção às urgências e emergências nos SAMU implantados nesses estados; discutir a produção de indicadores para a gestão dos
comitês gestores em cada estado. Como meta pretende-se produzir pesquisas na área de urgência pré-hospitalar, respondendo à priorização política do tema, além de problematizar os atuais mecanismos de gestão de informação frente às pretensões governamentais de expansão dessa porta de entrada.
Este estudo está proposto em três etapas. Serão analisados sites oficiais e novas portarias que tratam da implantação do componente pré- ospitalar de atenção às urgências a partir de 2010. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores dos novos SAMU, indicando as questões centrais que servirão de eixo de análise. E será realizado um painel com os mesmos coordenadores estaduais de urgência, além do coordenador da CGUE, para discussão da produção de informação para a gestão dos SAMU e atuação dos comitês gestores. O referencial teórico será o da análise da conduta estratégica da Teoria da Estruturação de Giddens (1984), relacionando as capacidades cognitivas dos agentes e suas estratégias de ação, com as dimensões estruturais.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2011

Ano do fim do projeto: 2019

Coordenador: GISELE ODWYER DE OLIVEIRA

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.