link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Ciência cidadã e problemas ambientais: análises integradas e participativas voltadas à promoção da saúde e da justiça ambiental

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: DESIGUALDADES SOCIAIS, MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE

Grupo: ECO-SOCIAL: ABORDAGENS INTEGRADAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E JUSTIÇA AMBIENTAL ENVOLVENDO POPULAÇÕES VULNERÁVEIS

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
O objeto central do atual projeto é o desenvolvimento conceitual e metodológico de análises integradas e participativas de problemas ambientais de relevância para o país, voltadas à promoção da saúde e da justiça ambiental, tendo por referência a construção de uma ciência cidadã e suas implicações através de novas práticas de produção compartilhada e difusão de conhecimentos em redes e movimentos sociais. Os casos selecionados foram obtidos a partir de demandas colocadas por populações urbanas e rurais e por movimentos sociais engajados em ações por justiça ambiental no país. As análises visam apoiar as reivindicações das comunidades vulnerabilizadas atingidas por atividades econômicas e produtivas, bem como por políticas públicas como o PAC, reduzindo vulnerabilidades existentes e construindo estratégias coletivas na forma de políticas públicas, ações institucionais e empoderamento das comunidades.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2012

Ano do fim do projeto: 2015

Coordenador: MARCELO FIRPO DE SOUZA PORTO

 
Segunda, 24 de Fevereiro de 2020

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.