link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Trabalho, saúde e gênero: quais abordagens, quais métodos?

Departamento: CESTEH - CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE E TRABALHO

Grupo: PESQUISA E INTERVENÇÃO EM ATIVIDADE DE TRABALHO, SAÚDE E RELAÇÕES DE GÊNERO (PISTAS)

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
Projeto de Cooperação Internacional. Este projeto visa uma reflexão compartilhada sobre a temática "saúde e trabalho", considerando a transversalidade das relações sociais de gênero. Na medida em que são diversas as formas de abordar esta temática articulada à dimensão de gênero, acreditamos na importância de se identificar as contribuições (específicas e complementares) das distintas perspectivas analíticas e metodológicas. Destacamos que as análises sociológicas permitem colocar a divisão sexual do trabalho em cena, enquanto que as pesquisas no âmbito da Ergonomia da Atividade mostram que, mesmo existindo tal divisão, o trabalho é sempre uma atividade complexa, uma vez que não se reduz às tarefas que são prescritas pela organização do trabalho. Ressaltamos que é fundamental considerar a questão da subjetividade no trabalho e, nesse sentido, as contribuições da Psicologia do Trabalho (com suas diferentes abordagens) são muito significativas. Ao lado do ponto de vista qualitativo, apontamos que as pesquisas de base populacional (epidemiológicas) são decisivas para demonstrar as conseqüências do trabalho, com suas distintas características nas diversas regiões do planeta, na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. A contribuição dos estudos quantitativos será também analisada no quadro desse acordo. Em nossa avaliação, são vários os desafios conceituais e metodológicos para que se avance nas análises da tríade "saúde, trabalho e gênero"..

Natureza:

  • Outras

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: JUSSARA CRUZ DE BRITO

Participante Interno:

Participante Externo:

 
Sábado, 23 de Fevereiro de 2019

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.