link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Tratamento Terciário de Esgotos com remoção biológica de nutrientes por um sistema em escala piloto composto por um reator aeróbio com gradiente de aeração

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL - PSP

Grupo: DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: 3.07.02.00-3

Descrição do projeto:
Um processo para a remoção biológica simultânea de fósforo e de nitrogênio é de grande importância, pois estes contaminantes estão envolvidos no processo de eutrofização. Normalmente a denitrificação ocorre em baixas taxas de aeração por bactérias facultativas. No entanto não existe um consenso em relação a remoção biológica de fósforo. Lin-Lin et al., (2007) encotraram bactérias facultativas com potencial para acumular melhor o fósforo sob condições aeróbias, no entanto Zhang et al., (2008) mostraram sua acumulação em sistemas anaeróbios com fontes simples de carbono. O objetivo principal deste projeto será a remoção biológica de nitrogênio e fósforo do esgoto doméstico através de um sistema aeróbio com gradiente de aeração. O esgoto bruto será armazenado em uma elevatória e em seguida irá para um reator aeróbio. A primeira etapa do processo será anóxica onde provavelmente vão prevalecer bactérias facultativas. O grupo acredita que a produção de um substrato como nitrito e amônia em uma razão otimizada poderá ser transformado em nitrogênio gasoso (N2) por bactérias do grupo de Planctomyces (bactéria tipo anamox) propiciando a denitrificação (Kuenen, 2008). A amônia remanescente poderá ser incorporada pelas bactérias aeróbias nas etapas subseqüentes do reator aeróbio, uma vez que a aeração gradativa pode reduzir o metabolismo favorecendo o armazenamento de nutrientes pelo lodo. Com isso, este residual de amônia poderá ser absorvido na forma de aminoácidos e ácidos nucléicos. Paralelamente a remoção de fósforo deverá ocorrer parte no processo anaeróbio e parte no aeróbio. O controle metabólico propiciado pela regulagem no tempo de retenção hidráulica e na taxa de aeração possivelmente vai favorecer a fixação biológica de fosfato e do nitrogênio remanescente. O projeto vai ainda monitorar a liberação gasosa de nitrogênio (na forma de N2O) que não é a via de metabolização objetivada pelo grupo mas que é um dos gases do efeito estufa.

Natureza:

  • Desenvolvimento Tecnológico

Ano do início do projeto: 2011

Ano do fim do projeto: 2013

Coordenador: DÉBORA CYNAMON KLIGERMAN

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.