link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Isolamento, análise bioquímica e molecular de bactérias isoladas de coprólitos brasileiros

Departamento: DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: INFORMAÇÃO E SAÚDE

Grupo: VIGILÂNCIA DE BASE LABORATORIAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS

Subárea de Conhecimento: 2.12.02.00-1

Descrição do projeto:
Com base na idéia de que esporos bacterianos são estruturas extremamente resistentes, estamos testando a partir da utilização de várias técnicas a possibilidade de cultivar e identificar de coprólitos humanos e animais, datados entre 3490 ± 120 a 430 ± 70 anos, recuperados de escavações arqueológicas no Brasil, bactérias viáveis da família Bacillaceae. Estamos utilizando coprólitos humanos e de animais, originários de três sítios arqueológicos sul-americanos, pertencentes à coleção do Laboratório de Paleoparasitologia do Departamento de Ciências Biológicas da ENSP/FIOCRUZ: São Pedro de Atacama no Chile, Serra da Capivara – Piauí e Gruta do Gentio II em Unaí - MG.
Os coprólitos intactos, são retirados da coleção, e tratados com radiação ultravioleta com o objetivo de eliminar possíveis contaminantes externos e posteriormente perfurados assepticamente para retirada de material da porção mais interna. Esse material é então cultivado em diferentes meios de cultura, possibilitando o isolamento de bastonetes Gram positivos. Esses microorganismos foram então submetidos a reações bioquímicas clássicas e a técnicas moleculares, como a reação em cadeia da polimerase (PCR), a clonagem e o sequenciamento gênico. A análise de todos os dados está possibilitando não somente concluir que se tratavam de representantes da família Bacillaceae, mas em alguns casos definir o gênero e a espécie mais provável, demonstrando que estas metodologias conjugadas permitem este grau de definição e que será possível no futuro um estudo mais minucioso da microbiota antiga associada a este material.
Objetivos: Testar e padronizar técnicas moleculares e de isolamento para detecção e identificação de microorganismos bacterianos em amostras de coprólitos e compara-los através de sequenciamento e testes de resistência a antimicrobianos dos isolados bacterianos atuais.


·

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2005

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: JOSELI MARIA DA ROCHA NOGUEIRA

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.