link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Raça, genômica e mestiçagem na América Latina: uma abordagem comparativa

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA

Linha: SAÚDE INDÍGENA

Grupo: SAÚDE, EPIDEMIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DOS POVOS INDÍGENAS

Subárea de Conhecimento: 7.03.00.00-3

Descrição do projeto:
O projeto visa realizar uma análise comparativa de como as idéias de raça e etnicidade interagem com a pesquisa genômica no México, na Colômbia e no Brasil, onde os geneticistas estão mapeando os genomas das populações locais com o objetivo de combater doenças e também traçar ascendências “raciais”. Esses países apresentam altos níveis de “mistura” genética e interessa aos geneticistas melhor compreender os componentes genéticos relacionados a certas doenças. Todos os três países tem uma história e uma identidade nacional baseada na mestiçagem (“mistura” cultural-racial entre europeus, africanos e indígenas), mas a idéia de “mistura” é ligeiramente diferente em cada caso. Nos três países, os cientistas frequente e explicitamente relacionam seus achados a questões de identidade nacional, diferenças étnico-raciais, racismo e multiculturalismo, chamando a atenção da mídia e gerando debate público. Por intermédio de um trabalho etnográfico e de entrevistas junto aos laboratórios, este projeto explorará como categorias étnicas, raciais e nacionais entram nesses debates, se as categorias são reproduzidas e/ou reformuladas, e quais são as implicações normativas e éticas dessas pesquisas. Utilizando a análise de discursos, grupos focais e entrevistas, o projeto também explora como as informações que os cientistas disseminam entram no domínio público e como elas são recebidas, a partir daí, por diversos públicos (ver http://www.socialsciences.manchester.ac.uk/disciplines/socialanthropology/research/rgm/). Além do componente Brasil (coordenado por Ricardo Ventura Santos e com o trabalho de campo liderado por Michael Kent), o projeto conta com a participação de Peter Wade (coordenador geral, Univ. Manchester), Eduardo Restrepo (componente Colômbia) e Carlos Lopez Beltran (componente Mexico).

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2010

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: RICARDO VENTURA SANTOS

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.