link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Diversidade biológica humana na segunda metade do século XX: Uma análise histórico-antropológica sobre pesquisas acerca de ‘mistura biológico-racial’ no Brasil (1960-1990)

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: não informado

Linha: SAÚDE INDÍGENA

Grupo: SAÚDE, EPIDEMIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DOS POVOS INDÍGENAS

Subárea de Conhecimento: 7.03.00.00-0

Descrição do projeto:
Este projeto pretende realizar uma análise histórico-antropológica acerca das pesquisas sobre diversidade biológica humana no Brasil na segunda metade do século XX. Tais investigações, conhecidas na literatura como estudos sobre ‘mistura biológico-racial’, foram iniciadas no Brasil na década de 1960. Reflexões sobre a constituição genético/biológica da população brasileira, que ao longo do tempo tem tido um estreito diálogo com a questão racial e com a área da saúde, em larga medida tem buscado, no passado e no presente, alcançar ‘interpretações sobre o Brasil’. A proposta gerará informações importantes para se compreender a história das pesquisas antropológicas no Brasil, incluindo a temática dos povos indígenas.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2011

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: RICARDO VENTURA SANTOS

Participante Externo:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.