link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Material didático para formação em pesquisa: metodologias qualitativas de estudos em políticas públicas de saúde.

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SAÚDE

Grupo: ESTADO, PROTEÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
Trata-se de um projeto interinstitucional que envolve a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, o Instituto de Medicina Social da Uerj e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz. A coordenação-geral do projeto é do Prof.Ruben de Araujo Mattos e como coordenadoras-adjuntas pelas ENSP e EPSJV estiveram Tatiana Wargas de Faria Baptista e Francini Guizardi.

O conjunto de transformações nas arenas, nos atores e nos contextos institucionaisdos processos de formulação e implementação de políticas de saúde noBrasil desde a criação do Sistema Único de Saúde ampliam a necessidade e colocamnovos desafios para a pesquisa sobre essas políticas. Este projeto visa produzirmaterial didático sobre as metodologias e técnicas de pesquisa que possam ser úteisaos que se debruçam sobre a tarefa de investigar as diversas políticas de saúde.O público alvo do projeto é constituído por alunos de cursos de pós-graduaçãona área de Saúde Coletiva e de áreas afins, mas também inclui estudantes em iniciaçãocientífica e pessoas inseridas em movimentos sociais que desejam analisarcom mais profundidade as políticas de saúde com as quais estão de algum modoimplicadas. Um traço comum deste público alvo é sua aspiração de construir um conhecimentonão neutro, compromissado com o ideário de construção de uma sociedademais justa e mais capaz de responder de modo integral às necessidades desaúde, mas que aspiram simultaneamente a produção de um conhecimento rigoroso.Por isso, este projeto toma como ponto de partida uma concepção construcionistada ciência, e pretende desenvolver a apresentação dos conteúdos desde estapostura epistemológica. Como método de produção do material, ao lado do trabalhode elaboração da equipe principal, foram desenhadas várias oficinas de trabalhopara, através de interações com outros profissionais da área e de algumas pessoasdo público alvo, aprimorar os conteúdos e suas estratégias de abordagem.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2009

Ano do fim do projeto: 2011

Coordenador: TATIANA WARGAS DE FARIA BAPTISTA

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.