link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
HUMANIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: GESTÃO ESTRATÉGICA NO TRABALHO- FASE II- PRODUÇÃO DE SAÚDE E ANÁLISE CULTURAL

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Grupo: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde desenvolvida a partir de 2003 preconiza a construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde, estimulando o protagonismo de sujeitos e coletivos e sua co-responsabilidade nos processos de gestão e atenção à saúde. Observa-se como um dos pontos críticos desse processo é o pouco estímulo à inclusão e valorização dos trabalhadores da saúde, tornando-se importante aprofundar a reflexão e produzir conhecimento a respeito do papel desses profissionais nos processos de gestão e práticas de humanização dos serviços. Esta pesquisa objetiva articular uma proposta de desenvolvimento de práticas de trabalho humanizado e de formas organizativas que priorizem o estabelecimento de nexos interdisciplinares no IPEC/FIOCRUZ (Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz) e que potencializem o cumprimento de sua missão. A abordagem qualitativa inclui a observação e o levantamento de documentos institucionais e a realização de grupos-dispositivo e/ou entrevistas em profundidade com sujeitos e coletivos (gestores e trabalhadores), Será utilizado também o método démarche stratégique que supõe a participação da direção do hospital e dos profissionais dos centros operadores na construção de uma proposta conjunta. Pretende-se, tendo como foco o cumprimento da missão institucional de pesquisa, ensino e assistência, e a participação dos trabalhadores da saúde no processo de construção de ações e práticas humanizadoras, avaliar o potencial do método démarche stratégique enquanto um enfoque de gestão que propicia a mudança das práticas, priorizando nexos interdisciplinares. Objetiva-se, ainda, realizar um tipo de análise cultural dos serviços. Estes objetivos, que atendem também a expectativa acadêmica e prática de consolidar ferramentas de análise gerencial, através de uma dupla abordagem, a reflexão e a experimentação, ajudariam a fornecer um quadro dos pontos fortes e fracos/potencialidades da instituição e fortalecer o processo de gestão estratégica, bem como fortalecer o potencial de inovação nos processos institucionais relacionados à pesquisa, à assistência a ao ensino. Duas principais questões norteiam esta investigação: a) Em que medida é possível aplicar um método de gestão hospitalar a uma instituição de pesquisa clínica que também tem uma dimensão assistencial hospitalar? Que adaptações e inovações teriam que ser introduzidas? b) Qual é a relação entre a aplicação do método e a evolução cultural? Que traços culturais podem reforçar aspectos da política de humanização?
OBJETIVO GERAL Analisar a gestão dos processos de trabalho no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas visando o desenvolvimento de práticas humanizadoras que potencializem o cumprimento de sua missão, a partir de enfoques de gestão inovadores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Refletir sobre a cultura organizacional e a possível contribuição deste enfoque na mudança de estruturas mentais ou na cultura de uma organização de saúde, de modo a buscar atingir uma maior eficácia social e maior racionalidade gerencial apoiada na busca da solidariedade em rede; - Avaliar as potencialidades do método Démarche Stratégique como articulador de uma proposta de humanização das práticas de trabalho e de formas organizativas que priorizem o estabelecimento de nexos interdisciplinares - Definir que adaptações metodológicas seriam necessárias a aplicação do enfoque à realidade duma organização de pesquisa clínica. - Levantar os dados de contexto e dados epidemiológicos da região onde se insere o hospital - Selecionar as especialidades-alvo iniciais da aplicação do enfoque junto à direção e chefias de setores do hospital - Aplicar o método nas diversas especialidades selecionadas - Identificar as potenciais sinergias entre os diversos serviços/setores do hospital, as parcerias com a rede de serviços de atenção básica e hospitalar, que reforcem o desenvolvimento de projetos transversais de cunho multi e interdisciplinar. - Investigar a correspondência entre o pensamento social, ou seja, das representações sociais, e as ações e práticas sociais da população estudada no âmbito do IPEC/FIOCRUZ; - Analisar os processos de trabalho, estabelecendo diferenças entre o trabalho real e o trabalho prescrito, a fim de identificar os nós críticos; - Apreender a percepção dos gestores, trabalhadores e usuários em relação ao modelo de atenção à saúde e de gestão dos processos de trabalho; - Discutir necessidades, interesses e desejos de gestores e trabalhadores referentes ao processo de produção de saúde; - Constituir um campo de prática para a pós-graduação da ENSP (especialmente mestrado e doutorado) .
A ética em pesquisa e a necessidade de tratamento humanizado é fundamental para instituições que envolvem missões complexas que articulem assistência, pesquisa e ensino. Uma questão inovadora deste projeto consiste na aplicação, pela primeira vez, deste método (démarche estratégica) a instituições de pesquisa. A proposta exige desafios no sentido de adaptar os critérios de avaliação da produção utilizados normalmente em instituições onde a assistência é a principal atividade, para instituições onde a pesquisa passa a ser o carro-chefe, embora articulada às atividades de ensino e assistência. O projeto traz desafios em nível internacional para a gestão de instituições complexas. Busca trazer uma articulação entre Habermas (o filósofo da Teoria da ação comunicativa e outro autor, também filósofo, preocupado com questões de linguagem, Schwartz). Em termos da produção do conhecimento, a proposta do projeto busca avançar tanto da perspectiva teórica quanto na perspectiva de dar respostas às demandas reais. Preconiza-se a utilização do método em sua vertente participativa e focando os aspectos relacionados à humanização no atendimento dos serviços de saúde e na pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa poderá trazer respostas concretas sobre o desafio de gerir a assistência e a produção de conhecimento, bem como revelar adaptações (ou inovações) necessários em instituições de pesquisa onde o método está sendo testado de forma inovadora e pela primeira vez.
O projeto possui potencial de inovação em processos, na medida em que propõe a adaptação e reconstrução de um método desenhado para instituições hospitalares, onde a assistência é o carro-chefe, para instituições de pesquisa clínica que articulam produção de conhecimento com a assistência e cuidado e ainda com o ensino, pois a instituição alvo do estudo possui um programa de pos-graduação stricto senso. Esta complexidade requer rever os indicadores de produção, sem descuidar de sua missão de prestar assistência humanizada. Ao se abordar os temas do desenvolvimento e da competitividade, tanto de países, regiões, organizações, é possível identificar um consenso sobre a importância da inovação como dimensão explicativa para diferentes graus de desenvolvimento das organizações e sociedades. De acordo com Gadelha (2006) a inovação em saúde envolve uma complexa teia de instituições que adquirem um formato co-evolutivo não linear bastante diferenciado nos diversos ?tempos e espaços? de desenvolvimento em que os países se situam em torno do processo de inovação. Os arranjos institucionais envolvem setores e cadeias produtivas, empresas, organizações de C&T, agências de regulação sanitária, de implementação de políticas industriais, científicas e tecnológicas, de políticas de saúde, de propriedade intelectual, entre outras. A pesquisa insere-se nesta cadeia e com bastante especificidade. Para alcançar níveis de excelência (que são preconizados pelo enfoque da démarche estratégica, em questão) é necessário inovar nos processos organizacionais, de gestão da complexidade e de gestão de redes de pesquisa e assistência.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2011

Ano do fim do projeto: 2017

Coordenador: ELIZABETH ARTMANN

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Participante Bolsista:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 29 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.