link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartites (CIB): as CIB e os modelos de indução da regionalização no SUS

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SAÚDE

Grupo: ESTADO, PROTEÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
A fragilidade de experiências combinadas de regionalização e descentralização no SUS requer explicação. De 2007 a 2010, a regionalização seguiu as diretrizes do Pacto pela Saúde, com ênfase na configuração de regiões, redes e Colegiados de Gestão Regional (CGR), sendo ainda escassos os estudos que visam compreender como esses processos foram desenvolvidos nos estados brasileiros. Envolvendo diferentes instituições de pesquisa, essa investigação teve como objetivos principais: mapear os modelos de regionalização em saúde nos estados identificando seus condicionantes estruturais, institucionais e políticos; avaliar a dinâmica de funcionamento das Comissões Intergestores Bipartites (CIB) e suas relações com a regionalização; identificar impactos e inovações nos sistemas de saúde. Privilegiou-se o período de 2007 a 2010, adotando-se métodos quantitativos e qualitativos: entrevistas com gestores; análise documental; observação participante; elaboração de base de indicadores e construção de uma tipologia nacional dos CGR. Foram selecionados quatro grandes blocos de variáveis responsáveis pelos rumos da regionalização. O primeiro refere-se ao contexto político e econômico nacional em que emerge a regionalização. Os demais, de natureza estadual ou local, procuram apreender os contextos específicos (histórico-estrutural, político-institucional e conjuntural), a direcionalidade (ideologias, atores mobilizados, objeto, estratégias e instrumentos), e o processo de implementação (institucionalidade e governança da regionalização). Em relação às CIB, considerou-se a institucionalidade, o conteúdo das negociações intergovernamentais, o processo político, os padrões de relacionamento, as formas e impactos da interação com a regionalização. Observou-se que a regionalização propicia mudanças importantes no exercício de poder no interior da política de saúde (novos atores, ideologias, estratégias e instrumentos), o que coloca enormes desafios para a governança do processo. As CIB vivenciaram alterações no seu modo de operação e representatividade, sendo fundamentais para a regionalização. Cinco grupos sócio-econômicos de CGR, com perfis diferenciados de serviços de saúde foram conformados. Verificaram-se, mesmo em contextos desfavoráveis, ganhos de institucionalidade da regionalização. Entretanto, sugere-se que tais dificuldades comprometem maiores avanços e a sustentabilidade da política em muitas regiões do país.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2008

Ano do fim do projeto: 2010

Coordenador: LUCIANA DIAS DE LIMA

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Editais
Links para Agências
 
Sexta, 19 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.