link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
SISTEMAS DE SAÚDE DO FUTURO ORDENADOS PELA ATENÇÃO PRIMÁRIA? UMA PERSPECTIVA COMPARADA

Departamento: DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: POLÍTICAS E SISTEMAS DE SAÚDE EM PERSPECTIVA COMPARADA

Grupo: NÚCLEO DE ESTUDOS POLÍTICO-SOCIAIS EM SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Descrição do projeto:
Na última década para enfrentar a fragmentação dos sistemas de saúde vem sendo proposto o fortalecimento da atenção primária (APS) como base para a construção de redes coordenadas de atenção. A presente pesquisa tem por propósito contribuir para o debate sobre as potencialidades e limites da APS reorientar os sistemas de saúde, a partir do estudo de países europeus que buscaram fortalecer a APS como coordenadora da atenção na última década. Objetiva-se analisar políticas e sistemas de saúde em perspectiva comparada, com foco nos processos de reforma da APS, nos anos 2000, e sua potencialidade para reorientar os sistemas nacionais de saúde, tomando três casos exemplares europeus: Alemanha, Reino Unido(Inglaterra) e Espanha. Os três países introduziram medidas para fortalecer a atenção primária na última década, mas apresentam distintas conformações da proteção social em saúde, do sistema de saúde, e da APS, permitindo uma análise da diversidade das configurações institucionais e tendências. Como ferramenta para comparação estão sendo desenvolvidas matrizes para análise das reformas e descrição dos sistemas de serviços de saúde que consideram dimensões da intervenção governamental em saúde, (financiamento, regulação e prestação de serviços de saúde), e da organização e características da APS, em especial, a posição da APS no sistema de saúde, a constituição de redes de atenção e o papel da APS na coordenação dos cuidados. As fontes de informação contemplam: revisão sistematizada da literatura na base PubMed; análise de documentos oficiais com as propostas de reforma; dados secundários do OECD Health Data e dos sistemas de informação oficiais de cada país; entrevistas com informantes chave (via skype ou presenciais); visitas a serviços de APS. As informações das diversas fontes serão trianguladas na estruturação de estudos de caso por país. Cada estudo de caso contemplará: o contexto político e social, a estruturação do sistema de saúde com destaque para a organização da atenção primária, as reformas implementadas, e, a análise de suas repercussões na reordenação do sistema de saúde. A análise comparativa entre os três países será orientada pelo confronto das dimensões e categorias das matrizes desenvolvidas, indicando diferenças e similaridades e fundamentará a discussão sobre as potencialidades e limites para a APS reorientar os sistemas de saúde, e coordenar a atenção.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2011

Ano do fim do projeto: 2016

Coordenador: LIGIA GIOVANELLA

Editais
Links para Agências
 
Sábado, 20 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.